ALBA debate "O Sistema Petrobras na Bahia - Desafios e Perspectivas"
A Assembleia Legislativa debate nesta quarta-feira, dia 2, "O Sistema Petrobras na Bahia - Desafios e Perspectivas". A atividade, que é uma ação conjunta

A Assembleia Legislativa debate nesta quarta-feira, dia 2, “O Sistema Petrobras na Bahia - Desafios e Perspectivas”.  A atividade, que é uma ação conjunta do lider do PT na Casa,  deputado  Rosemberg Pinto e do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro Bahia), ocorre às 14h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, no prédio Anexo Senador Jutahy Magalhães, na ALBA.
Com a redução em vários segmentos de atuação, a Petrobras iniciou um pacote de venda de ativos, conhecido como “programa de desinvestimentos” que vai prejudicar principalmente a Bahia e a Região Nordeste. Compõe o programa: minimização da atuação nos setores de exploração e produção, fim da participação obrigatória nos leilões do pré-sal, venda de diversos blocos, principalmente, dos campos maduros (terra e mar); no refino, um modelo de negócio baseado em “parcerias” com a iniciativa privada e/ou estrangeira; no setor de Biocombustíveis e G&E (gás e energia), saída do negócio; e na Distribuição, abertura de capital da BR e redução de participação da Petrobras.

Na Bahia o impacto é superior, pois a maior parcela de negócios da Petrobras estão concentradas nas áreas de: E&P (campos terrestres), refino, distribuição, G&E, biocombustíveis e fertilizantes.

O parlamentar entende que a Petrobras é um patrimônio nacional que, além de produzir lucro, tem um importante papel social. “É uma empresa de desenvolvimento social e que deve estar em todo o Brasil. Alavancando o desenvolvimento, gerando empregos e atraindo novas empresas; por isso, precisamos ter uma unidade entre os trabalhadores, os governantes e a sociedade para manter a empresa na Bahia e no Nordeste”, defendeu.
AscomDep.RosembergPinto/Agência-Alba
  • Publicado em: 01/08/2017