NOTÍCIAS
Assembleia de Carinho completa 10ª entrega de doações aos abrigos de Salvador
As representantes do instituto fizeram a entrega das doações arrecadadas pelos servidores da ALBA e visitaram três instituições.

O grupo Assembleia de Carinho, instituto criado na gestão do presidente do legislativo baiano, deputado Angelo Coronel (PSD), encerrou nesta segunda-feira (31), o ciclo de dez entregas das fraldas geriátricas descartáveis e alimentos arrecadados pelos funcionários da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O dia começou com as representantes do instituto participando de uma missa, como parte da celebração dos 130 anos de fundação do Abrigo Dom Pedro II, localizado na Cidade Baixa. Elas foram recebidas na instituição com muita música pelos mais de 70 idosos que vivem no local, os quais fizeram questão de fazer uma apresentação teatral.

O abrigo é o único público exclusivamente para idosos em Salvador. Todos os dias, os idosos têm à disposição uma equipe de cerca de 60 pessoas, entre assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores. Além das atividades internas, como grupos de dança, artesanato, coral e esportes, como futebol, há sempre eventos.

Os abrigados do Dom Pedro II podem chegar ao lugar por conta própria, levados por familiares ou encaminhados por instituições como o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Delegacia do Idoso. Todo o atendimento é gratuito, mas segundo a administração, além da idade mínima, os idosos precisam estar lúcidos quando chegam.

Em seguida, o Assembleia de Carinho seguiu para o Abrigo são Gabriel, também na Cidade Baixa, que há 18 anos foi fundado pelo irmão Gabriel Dias e hoje conta com 65 idosos. Segundo ele, cerca de 5% dos idosos é levado pelas famílias, os outros 95% são abandonados. O abrigo sobrevive através de doações e o trabalho é realizado por 22 funcionários e cerca de 30 voluntários.

Já na Casa de Repouso e Clínica Santa Clara, em Brotas, as integrantes do grupo foram recebidas pela diretora Selma Alcântara, que há 27 anos está à frente da instituição e ficou muito grata com as doações. “Nós nunca recebemos essa quantidade de fraldas e precisamos muito. Que essa semente plantada por vocês venha a germinar e florescer”, exclamou.

Eleusa Coronel, presidente do Assembleia de Carinho salientou que o Santa Clara faz um trabalho diferenciado por prestar atendimento ambulatorial aos idosos e agradeceu aos funcionários da ALBA pelas arrecadações. “Completamos hoje a 10ª entrega, graças aos servidores que nos ouviram, nos atenderam e assim pudemos ajudar esses abrigos que tanto necessitam de mantimentos. O pouco que cada um de nós consegue fazer, se torna muito diante desse resultado. Estamos realmente muito felizes e nosso trabalho está apenas começando”, declarou.

“Muito obrigada a todos. Continuem nos ajudando e apoiando essas atitudes que transformam”, lembrou Ariene Couto, esposa do deputado Samuel Júnior (PSC).

O presidente Angelo Coronel enalteceu as ações do instituto. “Fico satisfeito com a bela iniciativa do Assembleia de Carinho, que em seus primeiros meses já obteve tanto sucesso em arregimentar pessoas e entidades em prol daqueles que mais necessitam. Esse primeiro ciclo prova que foi um projeto que veio para ficar, pois reverberou muito bem no legislativo estadual, com a participação ativa dos servidores da Casa”, disse Coronel.























Juliana Andrade
  • Publicado em: 31/07/2017
  • Setor responsável: PRESIDENCIA
  • Compartilhar: