Coronel anuncia boa notícia nos 59 anos de Candeias
Presidente defendeu a altivez dos Legislativos no evento

A Assembleia Legislativa da Bahia está pronta para votar e aprovar a inclusão dos festejos dedicados a Nossa Senhora das Candeias, padroeira da cidade, no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Bahia. O Santuário dedicado à santa é local de meditação, procissões, peregrinações e romarias há mais de três séculos.

O anúncio foi feito pelo presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), na manhã desta segunda-feira (14), durante Sessão Solene na Câmara Municipal de Candeias, como parte das celebrações pela passagem do 59º aniversário de emancipação política da conhecida Cidade das Luzes.

O Projeto de Lei nº 22.336/2017, de autoria do deputado Bira Coroa (PT), inclui as celebrações religiosas que acontecem anualmente na cidade, de 24 de janeiro a 3 de fevereiro, no calendário de eventos do Estado.

Da tribuna da Casa, ante uma plenária lotada por uma plêiade de políticos, autoridades civis, religiosas, lideranças sindicais e dos movimentos sociais, Angelo Coronel parabenizou o presidente do Legislativo municipal, vereador Fernando Calmon (PSD), e o prefeito do município, Pitágoras Ibiapiva (PP).

Ele exaltou o espírito cívico da população, destacando a pluralidade da extensa mesa: “observa-se que esta é uma cidade que gosta de louvar sua emancipação”, disse Coronel, sob aplausos. Entre as muitas autoridades, integraram ainda a mesa o ex-prefeito de Coração de Maria, Diego Coronel, e o chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, Márcio Andrade Barreto.

O presidente da Alba fez um discurso ressaltando a importância de as Casas Legislativas do país buscarem sempre a harmonia entre os poderes, como preconiza a Constituição, mas sem abrirem mão da independência e da altivez. “Os Parlamentos não podem ser puxadinhos de Prefeituras e Governos”.

Presidente da Alba chamou de magnífico o caráter social do Projeto Fundação Dr. Jesus, instalado em Candeias e dirigido pelo deputado Sargento Isidório (Avante), para recuperação de drogados. Ele elogiou a letra do hino da cidade, de autoria de Antônio Ramos da Silva, conhecido como Ramos Feirense. “...Deus te guie ó querida Candeias, para que teu vigor tu bem uses, quando em paz, também quando guerreias, sejas sempre a cidade das luzes...” Coronel encerrou o discurso com um “Viva Candeias, viva a Bahia”.

Presidente da Câmara de Vereadores, o pessedista Fernando Calmon falou da satisfação em contar com a presença de Coronel na sessão solene, criticando os serviços de saúde e educação públicos do município.

O prefeito local salientou o potencial de desenvolvimento do município, e disse trabalhar para que Candeias retome o lugar de destaque na Região Metropolitana do Salvador (RMS) e a cidade fique livre do noticiário das páginas policiais da imprensa.

Deputado federal Paulo Magalhães (PSD), que foi agraciado com o título de Cidadão Candeense, concedido pelo chefe do Legislativo local, se disse satisfeito em saber que o prefeito lança obras com recursos de suas emendas parlamentares.

Presente à sessão, o deputado estadual Bira Coroa (PT) sublinhou seu compromisso político com a cidade, onde também é votado, através das lutas sindicais e pela valorização dos trabalhadores. Bira lembrou que recentemente esteve com o governador do Estado em Candeias, ocasião em que Rui Costa assinou a ordem de serviço do Anel Viário da cidade e de ampliação dos serviços da Embasa.

Vaner Casaes
  • Publicado em: 15/08/2017