NOTÍCIAS
ALBA outorga honraria a ten cel PM Belcorígenes Sampaio
A homenagem foi proposta pelo presidente Angelo Coronel

A emoção marcou a entrega do título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, na manhã desta quinta-feira (17), ao Tenente-coronel da Polícia Militar, Belcorígenes de Souza Sampaio. A honraria foi concedida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Angelo Coronel (PSD), durante sessão especial no Plenário da Casa. O homenageado embargou a voz ao chamar a mulher, Elenita Sampaio, presente à cerimônia, de “esteio da família”.

Angelo Coronel historiou a extensa biografia de vida profissional do militar, que ainda é advogado e professor de história, tendo lecionado a disciplina em vários colégios de Salvador. O chefe do Legislativo estadual lembrou que o Projeto de Resolução nº 1.768/2017, que aprovou a outorga da comenda, recebeu o sinal verde por unanimidade dos parlamentares presentes à sessão do dia 20 de junho passado.

Ao destacar as muitas atividades profissionais de Belcorígenes, o proponente enfatizou que o homenageado foi o primeiro Comandante da Companhia da Polícia Militar do município de Teixeira de Freitas e primeiro Delegado Circunscricional daquela cidade. O militar, nascido em 28 de outubro de 1941, é pernambucano de Petrolina, tendo feito o ensino Fundamental no Colégio João Florêncio Gomes, e o Médio na Vila Militar dos Dendezeiros.

Atuante no Rotary Club de Teixeira de Freitas, Belcorígenes integrou o 1º Encontro de Militares Evangélicos, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, tendo sido ainda, por três anos consecutivos, presidente da Associação Batista do Extremo-Sul da Bahia (Abesba), que reúne 17 municípios baianos.

O mais novo Cidadão Benemérito João Mangabeira, depois de agradecer a Coronel pelo título e ressaltar a “maestria” na condução da Alba, falou de suas trilhas de sucesso “na Polícia Militar, na Igreja e na família”. Belcorígenes citou o filósofo alemão Immanuel Kant (1724 – 1804), para reiterar a sua convicção de chegar a esta fase da vida “com a consciência do dever cumprido”.

Emocionado, o Tenente-coronel PM classificou a comenda de “surpresa maravilhosa” por permitir-lhe ver tantas “caras amigas”. Saudoso, o homenageado revelou sua satisfação com as escolhas feitas na vida: “parece que foi ontem que começamos, eu e minha mulher. Estou pronto para outras décadas”, disse Belcorígenes, com um leve sorriso.

Além do presidente Coronel e de Belcorígenes, compuseram ainda a mesa: o filho do homenageado, Marcelo Sampaio, o deputado Sanuel Júnior (PSC), o desembargador do TJ-BA, Gesivaldo Brito; o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão; o coronel Júlio Nunes Pinheiro (Casa Militar) – representando o governador Rui Costa -, o juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública, Sérgio Humberto Sampaio; o coronel PM Siegfried Frazão, e o coronel do Corpo de Bombeiros, Miguel Ângelo. Sessão especial contou também com muitos parentes e amigos de Belcorígenes, além de aspirantes a oficial da Academia da Polícia Militar, e alunos do Colégio da PM dos Dendezeiros.



Sandra Travassos
  • Publicado em: 17/08/2017
  • Setor responsável: PRESIDENCIA
  • Compartilhar: