NOTÍCIAS
Artista plástico César Romero recebe Comenda 2 de Julho

O artista plástico César Romero receberá amanhã, a partir das 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comenda 2 de Julho, a mais importante honraria concedida pelo Parlamento da Bahia. A homenagem foi proposta pelo deputado Angelo Almeida (PSB), que ressaltou na proposição os 50 anos de atividades do artista e sua contribuição com a arte e a cultura no Estado. Neste meio século de atividade como artista visual, César Romero cuidou de temas brasileiros, tendo a Bahia como ponto de partida. Pintou os casarios da Velha Salvador, os santos de devoção, as Arraias Emblemáticas, os Tamboretes de Festas de Largo, as Faixas Emblemáticas.

César Romero de Oliveira Cordeiro iniciou sua carreira de pintor na Bahia em 1968. Participou de diversos salões no Brasil e produziu cartazes, logotipos para empresas, projetos gráficos e capas de disco. Desde o final dos anos 1970 escreve regularmente sobre arte em jornais e revistas da Bahia. Ainda na década de 70, foi membro do júri de diversos salões oficiais da região. Expôs na Primitive Paintings from Bahia, na Art Gallery of the Brazilian American Cultural Institute, em Washington DC, Estados Unidos, em 1973.

Em 1979, recebeu o Prêmio Personalidade do Ano e Homem Destaque do Nordeste, em Recife. Em 1980 e 1981 participou de exposições coletivas em Hannover, Colônia e Berlim (Alemanha); Barcelona, Madri e Bilbao (Espanha); e Lisboa (Portugal). Em 2001, inaugurou exposição individual no MAM da Bahia, ocasião em que lançou dois vídeos e um livro assinado pelo crítico de arte Jacob Klintowitz.
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 11/04/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: