NOTÍCIAS
Pablo Barrozo apresenta projeto para criação do Dia do Jipeiro

A Bahia pode ganhar o Dia do Jipeiro, a ser comemorado em 4 de abril, caso a Assembleia aprove e o governador sancione projeto de lei do deputado Pablo Barrozo, que propõe também a criação da Semana Estadual do Jipe, “com eventos, competições e o que for necessário para incentivo da prática do esporte”. A Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes “ficará encarregada da programação e da promoção dos eventos, competições e outros incentivos que possam divulgar e promover a prática do off road”, diz o projeto.

Segundo o deputado, sua proposição se justifica porque “a Bahia é um dos estados onde a prática do off road é cada vez mais intensa entre os amantes do automobilismo e do contato com a natureza. É uma atividade que tem crescido, tanto em Salvador quanto no interior, com o surgimento de diversos clubes do 4x4 e a existência de um calendário anual de eventos”.

Os jipeiros, conta Barrozo, “adotam um estilo de vida que valoriza a aventura com respeito ao meio ambiente, mas também a solidariedade”. Tanto que, “em diversos municípios, são parceiros em ações da Defesa Civil, sobretudo no período chuvoso, atuando em resgates em enchentes e também em campanhas solidárias de arrecadação de alimentos, roupas e materiais diversos necessários em casos de emergência”. Os jipeiros, continua o parlamentar, “desde o surgimento dos primeiros clubes de 4x4, a exemplo do Jipe Clube da Bahia e do Bahia Off Road, apoiam campanhas como as de vacinação ou colaboram com entidades como abrigos e creches que atendem à população mais carente”. 

Então, “mostrar um pouco mais desse estilo de vida, que é um verdadeiro remédio para o estresse do dia a dia, e sobretudo valorizar esse espírito solidário (o lema dos jipeiros é ‘ninguém fica para trás’) é o principal objetivo desse projeto”, justifica. Para o parlamentar, “é preciso estimular esse sentimento e esse espírito de amor ao próximo, de disposição de servir, que o estilo de vida dos jipeiros representa em todo o mundo, com grande força na Bahia”.
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 11/04/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: