NOTÍCIAS
Colegiado reafirma luta pela retomada de obras da ferrovia

Compartilhe

A Comissão Especial da Ferrovia Engenheiro Vasco Neto e Porto Sul se reuniu, na manhã de ontem, sob o comando da presidente do colegiado Ivana Bastos (PSD). Na oportunidade, a deputada fez uma retrospectiva dos últimos acontecimentos relativos a retomada das obras e destacou a visita realizada pela delegação de empresários chineses, com representantes da Bahia Mineração (Bamin). “O mais importante desta visita foi ouvir verbalmente do chefe da delegação chinesa e gerente de investimentos da China Railwal Group Limited, Huiguang Feng, que o memorando de entendimento, assinado no ano passado, para realização dos investimentos será cumprido”, afirmou Ivana Bastos.

A presidente informou que um trecho da obra está com problemas por falta de permissão de outorga para a retirada de água e sugeriu que o colegiado solicitasse uma audiência com o Inema para solicitar uma priorização do pedido. Ela também informou que a nova licitação do Governo Federal, no novo modelo que está sendo proposto pelas partes está sendo aguardada. “O governador Rui Costa está muito comprometido com o metrô e a ferrovia. Se pudéssemos trazer a obra para a responsabilidade do governo estadual já estaríamos com os chineses colocando o trem nos trilhos”, afirmou Ivana Bastos.

Os deputados Eduardo Sales  (PP) e Zé Raimundo (PT) aceitaram a sugestão da presidente e o colegiado ficou de marcar uma data oportuna para a audiência com o Inema. 

O petista Zé Raimundo afirmou que as expectativas sobre as obras são alvissareiras. Ele disse que a China está se reorganizando por causa das políticas protecionistas do governo americano na gestão Trump. 
“Por conta disso os chineses devem buscar outros investimentos como é o caso da ferrovia. Esta comissão tem cumprido seu papel de articulação e vamos continuar exercendo a pressão que nos cabe, dentro dos parãmetros”, completou o deputado. 
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 12/04/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: