NOTÍCIAS
Fátima Nunes relembrou história da cidade

Compartilhe

Heliópolis recebeu moção de congratulações também da petista Fátima Nunes (PT), que saudou os moradores como “verdadeiros responsáveis por 33 anos de muitas lutas e conquistas do município” e desejou “contínuo desenvolvimento econômico, político e social para a administração e o Legislativo desta querida cidade”. 

A petista relembrou a história da cidade que teve por primeiro nome do povoado original  Pau Comprido. “Para a origem desse nome há duas versões: a primeira afirma que surgiu na época que havia uma feira livre no povoado. Certo dia, houve uma briga tão violenta entre dois grupos de pessoas, dando início a uma rixa que durou tanto tempo, que o lugar ficou conhecido como a terra dos Pau Comprido. 

Uma outra versão, a mais aceita pela comunidade de hoje, diz que o nome surgiu ainda na época em que não havia nem mesmo habitações na região. José Umburana, fazendeiro e comerciante da época, decidiu apossar-se da área e, sob uma enorme árvore, iniciou a prática de matar um boi sempre aos sábados e vender a carne àqueles que passavam pela região. Desta forma, outras pessoas também resolveram vender alguns produtos debaixo da referida árvore, iniciando assim uma pequena feira livre”.

Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 12/04/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: