NOTÍCIAS
ANIVERSÁRIO DE CONDEÚBA - Nilo desejou prosperidade e desenvolvimento

O município de Condeúba completa 157 anos de emancipação politica e administrativa no dia 14 de maio e a data foi comemorada na ALBA através de moção de congratulações apresentada pelo deputado Marcelo Nilo (PSB). “Nesta data festiva para o povo de Condeúba dedico fraternos votos de desenvolvimento econômico com justiça social, reiterando que o meu mandato está a disposição para juntos alcançarmos esse fim”, afirmou o socialista.

Marcelo Nilo disse que na “memória Descritiva do município de Condeúba”, há informações de que no início do século XVII, os habitantes da Fazenda Serra Talhada mandaram construir, no pequeno povoado, uma capela denominada Santo Antônio da Barra do Sítio de Condeúba, à margem direta do Rio Gavião em homenagem a Santo Antônio. A mesma foi abençoada em 30 de junho de 1745 pelo padre João de Vasconcelos Pereira, visitador geral da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Rio Pardo, cuja sede da freguesia se situava no atual município de Rio Pardo de Minas em Minas Gerais. Estando a capela destruída, foi demolida e construída outra maior no ano de 1765.

Marcelo Nilo informou que o distrito foi criado pela Lei provincial nº 413, de 19 de maio de 1851, e o município com a denominação de Santo Antônio da Barra, e território desmembrado do de Caetité, pela lei provincial nº 809, de 11 de junho de 1860, ocorrendo sua instalação em 14 de maio do ano seguinte. “À sede municipal foram concedidos foros de cidade por força da Lei provincial nº 2673, de 28 de junho de 1889, que também alterou o topônimo do município e o do distrito sede para Condeúba”, disse o deputado.
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 12/05/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: