NOTÍCIAS
ANIVERSÁRIO DE CONDEÚBA - Luciano Ribeiro relembra origem da localidade

O município de Condeúba, localizado no Centro-Sul a Bahia, comemorou ontem, dia 14, 157 anos de emancipação. Para marcar a passagem da data, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) apresentou moção de congratulações  na Assembleia Legislativa da Bahia pela emancipação política e administrativa do município.

 “Segundo o documento Memória Descritiva do Município, os novos habitantes da Fazenda Serra Talhada mandaram construir no pequeno povoado, a margem direita do Rio Gavião, uma capela denominada Santo Antônio da Barra do Sítio de Condeúba, em homenagem a Santo Antônio. A mesma foi abençoada em 30 de junho de 1745, pelo padre João de Vasconcelos Pereira, da Freguesia de Nossa Senhora do Rio Pardo. Após essa capela construída, ela foi demolida, e outra maior construída no ano de 1765. O povoado foi fundado em 1805, pelo desbravador João Gonçalves da Costa”, relatou o deputado sobre a origem do município. 

A população do município está estimada em 17 mil habitantes, distribuídos em 1.348,437 km² de área. Situada a 660 km da capital baiana, Condeúba faz fronteira Cordeiros, Guajeru, Jacaraci, Mortugaba, São João do Paraíso e Presidente Jânio Quadros. 
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 15/05/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: