NOTÍCIAS
Ivana Bastos é eleita para Secretaria Geral da União Nacional dos Legislativos Estaduais

A deputada Ivana Bastos (PSD) foi eleita para a Secretaria Geral na diretoria executiva da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) para o biênio 2018/2019, na assembleia geral ordinária dessa entidade que congrega deputados estaduais de todo o país, realizada no encerramento de sua 22ª Conferência Nacional, em Gramado. O retorno de uma representante da Bahia numa entidade de cunho nacional foi comemorada pelo presidente Angelo Coronel que apoiou a postulação de sua correligionária.

Para ele, o dinamismo da colega Ivana Bastos será demonstrado no biênio que se inicia, uma quadra de mudanças na vida nacional, “pois passaremos por eleições gerais em outubro e caberá ao novo presidente da República conduzir o Brasil rumo ao desenvolvimento sustentável, com justiça social, sendo importante a presença dos deputados estaduais através da Unale no debate das grandes questões nacionais”. O presidente Angelo Coronel também elogiou a qualidade das explanações e dos debates técnicos realizados na 22ª Conferência, alguns palestrantes ele já determinou que a Superintendência de Recursos Humanos contacte para vir a Salvador.

DIRETORIA

A Unale passou a ser presidida pelo deputado, Ciro Simoni (RS), que terá como vice-presidente o deputado Kennedy Nunes (SC) e completa a diretoria o novo tesoureiro geral, o deputado Rigo Teles (MA). A secretária geral falou sobre a sua militância na entidade e da importância da Unale, lembrando que na condição de vice-presidente participou de reunião dos Brics, de conferência, de encontros que “possibilitaram a troca de experiências, o compartilhamento de ideias para crescimento dos países e melhorias das ações do parlamento. Exemplo disso foi um projeto que trouxemos da Bolívia para o Brasil que proíbe a ocupação de cargos públicos e políticos por pessoas que cometeram crimes contra a mulher”.

A deputada também falou de sua nova missão: “Agora, na Secretaria Geral, vamos fortalecer o trabalho mais direcionado junto às secretarias da Mulher, da Juventude, das Cidades, Saúde, Segurança, Educação, Ciência e Tecnologia, além da Secretária de Agricultura. Temos muito trabalho e podemos contribuir muito mais com o crescimento da nossa cidade, do nosso estado e com certeza do nosso Brasil” , frisou a parlamentar.

A 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) foi realizada em Gramado, entre os dias 9,10 e 11 de maio. Em 2018 os trabalhos ocorreram sobre o tema: “Os desafios de um novo Brasil”. Entre os assuntos debatidos por palestrantes, parlamentares e funcionários destacaram-se nesta edição – gestão e controle dos gastos públicos, governança, panorama político nacional, democracia nas mídias sociais, fake news, eleições 2018, novas regras eleitorais. Os participantes contaram ainda com painéis especiais sobre saúde e juventude. Foi realizada uma severa programação de palestras de cunho técnico direcionada a deputados, funcionários e assessores parlamentares abrangendo esses temas.

Para a deputada Ivana Bastos, o evento foi muito produtivo e realmente empolgante, pois além “de discutirmos sobre governança e gastos públicos, debatemos a era digital que vivemos, pré-candidatos à presidência da República apresentam propostas para o Brasil”. Para ela, também merece destaque “o inspirador depoimento de um dos sobreviventes do acidente com voo da Chapecoense, bem como a apresentação do exitoso programa social Assembleia de Carinho para conhecimento de outras assembleias – notável iniciativa de minha amiga Eleusa Coronel que congrega as parlamentares baianas e as esposas dos deputados estaduais”.

O presidente Angelo Coronel abordou o novo tempo vivido pelo Legislativo da Bahia, destacando a economia obtida no primeiro ano da atual Mesa Diretora, a votação recorde de projetos de iniciativa parlamentar e o projeto Assembleia de Carinho – que já desperta interesse de algumas assembleias – e permite a multiplicação de esforços em favor de idosos, crianças, portadores de doenças graves e outros segmentos necessitados de nossa sociedade.

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais congrega 1059 deputados estaduais brasileiros de todos os estados e do Distrito Federal. A entidade trabalha em prol da consolidação dos ideais comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população. A Unale valoriza o trabalho do parlamentar estadual, que exerce indiretamente o poder do popular, sugerindo e acompanhando projetos e medidas legislativas em tramitação no Congresso Nacional, influenciando deputados federais e senadores da República, nas matérias que geram impacto na vida dos brasileiros.

Além dos deputados do PSD, Angelo Coronel e Ivana Bastos, também foram a Conferência os parlamentares Marquinho Viana e Fabíola Mansur do PSB, e Samuel Júnior (PDT). 


VanerCasaes/Agência-ALBA
  • Publicado em: 16/05/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: