NOTÍCIAS
Jurandy propõe criação da "Caderneta de Saúde"

Projeto de lei que cria a “Caderneta de Saúde” em todas as unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) no âmbito do Estado da Bahia, para controle e acompanhamento pessoal de atendimentos e exames, foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Jurandy Oliveira (PRP). A criação deste instrumento de informação será de responsabilidade do Governo do Estado.

 A unidade de saúde que tenha preparado a “Caderneta” deverá manter uma ficha de acompanhamento com os dados nela constantes, que servirão para gerenciar e planejar ações de saúde voltadas para o atendimento do cidadão de acordo com seu perfil.

A “Caderneta” deverá ser personalizada da seguinte forma: da criança e do adolescente, da mulher, do homem e da pessoa idosa. Fica o poder público, através da Secretaria Estadual da Saúde, autorizado a estabelecer parcerias com a iniciativa privada para obter patrocínios para impressão das cadernetas.

“O projeto de lei dispõe a instituição da ‘Caderneta de Saúde’ com objetivo de desenvolver ações de prevenção e controle de doenças crônicas nos cidadãos, de acordo com as particularidades de faixa etária e gênero. Sabe-se que, fazendo exames periódicos e adotando hábitos de vida saudáveis, é possível prevenir e controlar a maioria das doenças e prolongar a vida com qualidade”, destaca o deputado Jurandy Oliveira.
O parlamentar acrescenta que a “Caderneta” vem favorecer o diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento, tornando-se uma estratégia eficaz de promoção da saúde e da cidadania.

“Portanto, em virtude da importância da matéria, justificando-se a apresentação da presente propositura, por entender ser um projeto que concretiza a importância da saúde e valoriza o bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, requeiro para tanto o apoio dos nobres para aprovação da minha iniciativa”, finalizou Jurandy Oliveira.
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 09/06/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: