NOTÍCIAS
Bobô sugere programa de assistência a ex-atletas que tenham problemas de saúde

O deputado Bobô (PC do B) indicou ao governador Rui Costa a criação de um programa de assistência a ex-atletas que sofrem com a hepatite-C, artrose e problemas ortopédicos. O parlamentar justifica sua proposição afirmando “que o esporte é a grande terapia coletiva de uma Nação. É quando as pessoas minimizam os problemas do cotidiano, se orgulhando de um atleta ou de um time que conquista um título, elevando o nome e construindo uma imagem positiva de uma cidade, um estado e do país”.

Entre ex-atletas profissionais ou amadores, de futebol e basquete por exemplo, que atuaram nas décadas de 50, 60 e 70, existe uma alta prevalência de infecção do vírus da hepatite C. Em audiência pública realizada na ALBA, o médico Raimundo  Paraná, um dos maiores especialistas em hepatologia do Brasil e coordenador do Serviço de Gastro-Hepatologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, enfatizou tratar-se “de um grande flagelo mundial”, alertando para o fato de ser uma doença silenciosa, tendo o Brasil cerca de 2 milhões de infectados sem diagnóstico.

ARTROSE

“Por outro lado, outra vilã no meio esportivo, a artrose é uma doença sem cura de caráter degenerativo e já faz parte da vida de 10 milhões de brasileiros, segundo estudos da Sociedade Brasileira de Estudo de Dor. Muitos relacionam o aparecimento da doença ao avanço da idade e ao desgaste natural do corpo, mas esse não é único motivo pela qual ela se desenvolve. 

A doença se caracteriza quando a articulação é lesionada, fazendo com que o osso fique sem proteção e cause dor e limitações de movimentos aos pacientes”, destaca o ex-craque da seleção brasileira de futebol e de vários clubes, o atual deputado comunista Bobô, estudioso do assunto.

 O parlamentar ainda ressalta que na Bahia, alguns médicos ex-jogadores atendem gratuitamente, como Raimundo Paraná no caso hepatite C, além de Luis Carlos Menezes (Lapão), Pitada, Marcos Lopes na área de ortopedia “e isso ainda é muito pouco”.

“Diante do exposto, valho-me do mandato que me foi outorgado para fazer a presente indicação ao governador Rui Costa, objetivando buscar cada vez mais a melhora da saúde, principalmente dos ex-atletas no nosso Estado”, concluiu o deputado Bobô.
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 09/06/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: