Nelson Leal saúda Cabaceiras do Paraguaçu

Em homenagem ao aniversário de emancipação política do município de Cabaceiras do Paraguaçu, o deputado Nelson Leal (PP) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia moção de congratulações. O município, famoso pelas suas belezas naturais, faz aniversário no dia 13 de junho.
Segundo o deputado, “Cabaceiras é um município composto por belas paisagens e pontos turísticos, dentre eles podemos encontrar a nascente de Olhos D’água, que apesar do aquecimento global, do desmatamento e dos diversos tipos de degradação, continua viva e transbordando beleza para os moradores e visitantes”, disse.

O parlamentar destacou também que “o atual prefeito Abel Silva dos Santos, vem desenvolvendo um trabalho bom, lutando por melhores condições de vida de toda a população”.

A história do município está lastreada na história do poeta Castro Alves e de sua família. Por volta de 1840, o tenente-coronel José Antônio da Silva, avô de Castro Alves, mandou construir uma fazenda na Freguesia de Muritiba, denominada Fazenda Cabaceiras, nas terras que rodeavam a casa. Foi desta fazenda que surgiu Cabaceiras do Paraguaçu.

Inicialmente foi distrito de Muritiba até 13 de junho de 1989, data de emancipação. Sabe-se hoje que foi em Cabaceiras do Paraguaçu que nasceu, e viveu alguns durante anos, o grande poeta dos escravos, Castro Alves. Ele nasceu na Fazenda Cabaceiras.
  • Publicado em: 12/06/2018