Aniversário de Lagoa Real é registrado por Ivana

Moção de congratulações ao município de Lagoa Real, pelos 29 anos de sua emancipação político-administrativa, ocorrida ontem, dia 13, foi apresentada na Assembleia Legislativa pela deputada Ivana Bastos (PSD).

Historicamente, Lagoa Real foi passagem da Coluna Prestes na Bahia em 1926 que, para evitar a sede do município de Caetité, atacou o então povoado.

Segunda a deputada, a localidade foi um dos mais importantes distritos do município de Caetité e através da Associação dos Amigos de Lagoa Real, que ainda hoje é modelo de gestão participativa, pioneira no associativismo,  teve muita força para conseguir a tão sonhada emancipação, em 1989.

Este ano aconteceu um grande evento na cidade que foi a 28ª Missa do Vaqueiro no início deste mês e este festa se confunde com a da emancipação, já que é evento incorporado ao Calendário de Festas do Estado da Bahia e de grande importância para a economia local e principalmente para a sua população.

“O nosso mandato tem atuado no município ao lado do ex-prefeito Zezinho e seu grupo. Apaixonado pela sua terra, Zezinho tem feito muitos pedidos e temos buscado no governo melhorias e novas obras que beneficiarão os lagoa-realenses. Juntamente com José Anselmo, presidente da cooperativa local, pudemos efetivar junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SRD) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a ampliação da capacidade de produção, assistência técnica e modernização de equipamentos da Cooperativa de Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real (Coopllar).

A deputada Ivana Bastos ainda acrescenta que outro pleito “que o nosso mandato busca desde 2011, é a recuperação da rodovia BA-849 que liga a BR-030 (Caetité-Brumado) à sede do município, num trecho de 18 quilômetros. O importante é que já conseguimos com o governador Rui Costa resposta positiva para licitação da obra.Dessa forma, é com muito orgulho que manifestamos mais um aniversário desse importante município baiano, reafirmando sempre o nosso desejo de continuar contribuindo com as demandas desse povo trabalhador e hospitaleiro”, concluiu a deputada Ivana Bastos.
  • Publicado em: 14/06/2018