NOTÍCIAS
Adolfo Viana felicita Gentio do Ouro, Cipó e Uauá

Compartilhe

O deputado Adolfo Viana (PSDB) apresentou, na Secretaria Geral da Mesa da Assembleia Legislativa, moções de congratulações parabenizando as cidades de Cipó, que comemorou aniversário no dia 8 de julho (domingo), e Gentio do Ouro e Uauá, que completaram ontem mais um ano de emancipação político-administrativa. Nas moções, o tucano se congratulou com a população e lideranças políticas.

Cipó, que foi elevado à categoria de município pelo decreto estadual número 7479, de 8 de julho de 1931, com território dos extintos distritos de  Amparo, Pombal, Soure e Tucanos. A cidade, que completou 87 anos, fica localizada no Nordeste da Bahia, com distância aproximada de 240 km da capital.

O parlamentar conta que o nome de Cipó tem origem da existência de um cipoal com uma fonte às margens do Rio Itapicuru. Com clima semiárido, a cidade tem atualmente mais de 17 mil habitantes e a agropecuária é sua atividade econômica predominante.

Já Gentio do Ouro, que comemorou aniversário de 129 anos ontem, foi inicialmente criado com o nome de Gameleira, ao ser desmembrado do município de Xique-Xique. Segundo dados históricos, os primeiros habitantes da região foram os índigenas de ramificação da nação tupi e, por volta de 1836, com a descoberta de minas de ouro e diamantes chegaram exploradores no local, formando assim em vila, esta que anos mais tarde é transformada em cidade. Com mais de 11 mil habitantes, Gentio do Ouro fica localizado no Centro-Norte do Estado.

Por fim, ele informa que Uauá foi elevada à categoria de município pela lei estadual número 1866 de 9 de julho de 1926, ao ser desmembrado de Monte Santo. Conhecida como a “Capital do Bode”, a cidade tem mais de de 25 mil habitantes e é economicamente sustentada pela economia de subsistência, caracterizada pelo manejo da caprinovinocultura, além da produção agrícola, extração vegetal e silvicultura. Adolfo Viana ressalta os festejos juninos e a exposição de caprinos e ovinos que atraem inúmeros turistas, contribuindo assim com a economia local.
Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 11/07/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: