NOTÍCIAS
Ivana Bastos parabeniza Lajedinho pelos 56 anos de emancipação política

Compartilhe

A deputada Ivana Bastos (PSD) homenageou os 56 anos de emancipação política, do município de Lajedinho com uma moção de congratulações. A população estimada da cidade, localizada a 370 km de Salvador, é quatro mil habitantes, conforme o IBGE.


As terras onde atualmente se localizam o município de Lajedinho foram primitivamente habitadas pelos índios Maracás até o território ser integrado à Sesmaria de Antônio Guedes de Brito,disse a parlamentar.

A autora da mição destaca que "o local era passagem de gado se tornando, então, ponto de pouso preferencial dos tropeiros, viajantes e boiadeiros em trânsito para o Porto Cachoeira. Em 1930, Higino de Oliveira Plínio adquiriu a fazenda Lajedinho dos herdeiros de Rocha Viana, construiu novas moradias e iniciou a feira livre local".

Por fim, Ivana salienta que a aglomeração cresceu em torno dessa feira até se tornar distrito de Ruy Barbosa, Desmembrou-se em 12 de julho de 1962, instituindo assim o município de Lajedinho, permanecendo com a mesma divisão territorial até os dias de hoje.

Arquivo/Agência-ALBA
  • Publicado em: 11/07/2018
  • Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL
  • Compartilhar: