Terça-feira , 19 de Fevereiro de 2019

DETALHE DA NOTÍCIA

Deputados estaduais prestigiam posse do novo Conselho Pleno da Seccional Bahia da OAB

Publicado em: 08/02/2019 17:13
Setor responsável: Notícia

SandraTravassos/Agência-ALBA
A deputada Maria del Carmen (PT), primeira secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), representou a Casa na solenidade de posse do novo Conselho Pleno da Seccional Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o triênio 2019-2021. O evento  realizado na noite desta quinta-feira (7), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, contou com a presença de muitos outros deputados. 
Na ocasião, ocorreu também a posse festiva da nova diretoria, à frente da seccional desde 1º de janeiro. De acordo com a parlamentar petista, que ocupou lugar na mesa de honra do evento, a Ordem é uma parceira do Legislativo estadual e tem contribuído para resultados importantes na luta em defesa dos direitos da sociedade. 

“Nós (deputados) representamos a sociedade e, toda vez que um tema complexo é colocado em discussão ou atinja a população de alguma forma, a OAB sempre esteve pronta para fazer a defesa. Queremos manter forte essa parceria. A Ordem tem sido sempre um importante apoio ao trabalho legislativo”, afirmou a legisladora. 

A Diretoria, que festejou ontem a posse em janeiro, é formada pelo presidente, Fabrício Castro; pela vice-presidente, Ana Patrícia Dantas Leão; pela secretária geral, Marilda Sampaio; pelo secretário geral adjunto, Maurício Leahy; e pelo tesoureiro, Hermes Hilarião. 

Para o vice-presidente da ALBA, deputado Alex Lima (PSB),  a nova composição da OAB, incluindo a nova diretoria, será uma importante aliada na luta pela manutenção do estado democrático de direito, sobretudo, no contexto tumultuado e de incerteza em que, segundo o próprio parlamentar, o país se encontra. 
“Sem dúvida, a OAB, sob a liderança desse jovem e experiente advogado que é o Fabrício Castro, vai ter participação destacada e isso vai ser fundamental para continuar lutando para fazer valer os princípios democráticos”, ressaltou Lima. 

O Conselho Pleno é formado pela Diretoria e o Conselho Seccional. Eleito com votação recorde, o novo presidente da OAB, Fabrício Castro, foi homenageado durante o evento e proferiu palavras de entusiasmo sobre os principais desafios que irá encontrar durante a gestão. Castro também ressaltou a intenção de estreitar ainda mais a relação com o Legislativo estadual, como forma de contribuir para a melhoria da Justiça e da prestação dos serviços jurídicos para a sociedade. 

“Quero estar próximo da Assembleia Legislativa da Bahia. Tenho certeza que não existe solução fora da política. A OAB vai poder contribuir com o processo legislativo da melhor forma possível para a sociedade baiana. Vou contar muito com o apoio dos parlamentares da Bahia para melhorar a Justiça e efetivamente prestar para o cidadão o serviço que ele merece”, afirmou o presidente da OAB.

Também advogado, o deputado Marcelo Veiga (PSB) hoje vive o outro lado da relação entre OAB e ALBA. O parlamentar destacou a importância do papel do operador do Direito, a partir do contato direto com o cidadão, como termômetro qualificado dos anseios populares.

“A relação entre a OAB e a Assembleia Legislativa é muito importante. O advogado consegue dialogar com toda a sociedade. Os advogados acabam como um ouvinte, mas com o saber jurídico que consegue, de forma mais técnica, expressar os sentimentos desta sociedade”, opinou Veiga. 
O deputado Eduardo Salles (PP) também destacou a importância da união entre o Legislativo e os advogados baianos. O parlamentar é um entusiasta no que tange a assistência social a partir do trabalho sincronizado entre as instituições. 

“Sem dúvida que quem ganha é a população com a relação estreita entre a Assembleia Legislativa e a Ordem. Nosso novo presidente, Nelson Leal (PP), vai estar em sintonia com Fabrício para que possa melhorar a vida da população, para que tenha a competência de juntos podermos estar avançando em conquistas sociais para o nosso estado”, enfatizou o progressista.

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico, advogados devidamente registrados na OAB, familiares dos empossados, secretários de Estado e políticos, como os deputados federais Adolfo Viana (PSDB) e Leur Lomanto  Jr. (DEM), ex-integrante do Parlamento baiano. 



Compartilhar: