Terça-feira , 25 de Junho de 2019

MÍDIA CENTER

Laerte do Vando registra os 57 anos do município de Crisópolis

Publicado em: 14/03/2019 18:34
Setor responsável: Notícia

Divulgação/Agência-ALBA
A passagem do aniversário de emancipação política do município baiano de Crisópolis, comemorado no dia 12 de março, foi lembrada pelo deputado Laerte do Vando (PSC) em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

De acordo com o documento assinado pelo parlamentar, Crisópolis foi fundado em 1962. O município tem 149 metros de altitude, uma população estimada em 21.835 habitantes e tem limites com Itapicuru, Rio Real, Acajutiba, Aporá e Olindina. 

Quanto à história do município, Laerte do Vando explica na moção que o território de Crisópolis integrava o município de Itapicuru. "Seu povoamento iniciou-se na segunda metade do século XIX, por fazendeiros que ali se estabeleceram, formando as fazendas Dendê de Cima e Dendê de Baixo. Com a chegada do peregrino Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro, na década de 1880, formou-se o povoado Bom Jesus, tendo o peregrino construído uma igreja e edificando um cruzeiro, já em 1898, criou-se o Município de Bom Jesus, extinto em 1913”. 

De acordo com o documento, tanto o cruzeiro quanto a capela, com ligeiras modificações, ainda permanecem como nos primeiros tempos na cidade, hoje chamada Crisópolis, depois de haver sido arraial do Bom Jesus e Vila Rica. A igreja, uma das mais conhecidas do conselheiro, tem o interior revestido com lâminas de ouro.


Compartilhar: