Terça-feira , 25 de Junho de 2019

Publicado em: 05/06/2019 22:43
Setor responsável: Notícia

divulgação/Agência/ALBA
Como forma de homenagear o município e todos os lagedenses, o deputado Zé Cocá (PP) apresentou moção de congratulações pela passagem do aniversário de 30 anos de emancipação política de Lagedo do Tabocal, que acontece no dia 13 de junho.

Localizada no Sudoeste da Bahia, a cidade tem um clima dos mais frios do Estado, e sua primeira comunidade surgiu em 1900, “devido a concentração de famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras”, conta o parlamentar.

Inicialmente denominado de Lagedo de José Anacleto, depois de Manoel Grande e posteriormente Lagedo do Tabocal, durante a fase inicial de exploração agrícola houve conflitos sobre propriedades, solucionados em 1922 através do programa de distribuição de terras. A boa adaptabilidade do solo na plantação de café, fumo, mandioca e feijão contribuiu consideravelmente para a fixação das famílias na região.

Lagedo do Tabocal, afirma Zé Cocá, “teve nomes que ficaram na historia”. Pessoas “com altas qualidades e distintas personalidades ficaram conhecidas”, como Álvaro Fagundes, principal fundador do município; Reivaldo Fagundes; Adalicio Almeida; o vereador Nô; Maria Augusta; Didi Brandão; Iara Rocha; Marilene Almeida, “dentre outras peças fundamentais para a construção de Lagedo. Todos com um mesmo objetivo: transformá-la em cidade de primeiro mundo, trazendo melhorias e melhor expectativa de vida”, conclui o parlamentar.