Quarta-feira , 23 de Outubro de 2019

MÍDIA CENTER

Laerte do Vando parabeniza Sítio do Quinto e Andorinha

Publicado em: 12/06/2019 22:50
Setor responsável: Notícia

divulgação/Agência/ALBA
As cidades de Sítio do Quinto e Andorinha fazem aniversário de emancipação política nesta quinta-feira (13). Para celebrar a passagem da data, o deputado estadual Laerte do Vando (PSC) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia, moções de congratulações pela passagem da data. Nos documentos, o parlamentar ressalta a história e a cultura religiosa dos dois municípios baianos.


Sítio do Quinto tem o seu nome originado do seu fundador e ex-escravo “Velho Quinto”, que tinha uma pequena “bodega” onde ele vendia produtos variados em seu sítio. Na época, a região ficou conhecida pelos moradores como “Sítio do Velho Quinto”, onde as pessoas se deslocavam para fazer compras e adquirir produtos mais baratos", explica no documento.


A primeira casa foi construída pelo “Velho Quinto” em 1905. Doze anos depois, diz o parlamentar, que outros moradores foram se aproximando e construindo novas casas. A principal manifestação cultural e religiosa da cidade é a Trezena de Santo Antônio, devido seu fundador ser devoto do Santo Casamenteiro. A trezena de Santo Antônio é comemorada até hoje e já virou tradição entre os moradores. Já Andorinha, o deputado relembra que  pertenceu ao município de Senhor do Bonfim.


"Andorinha foi elevada à categoria de município com a denominação atual em 1989, desmembrado de Senhor do Bonfim. O primeiro povoado foi fundado em 1885 por João Alves de Araújo. Proprietário da fazenda, João do Gato - como ficou conhecido - era progressista, católico e de muitos conhecimentos nos meios sociais, sendo o grande responsável pela alfabetização dos moradores. Era na casa dele que realizavam as comemorações religiosas", contou.


Para finalizar, o deputado congratulou-se com os moradores, desejando que os municípios continuem em plena ascensão. "Sítio do Quinto e Andorinha, terras de grandes amigos e de pessoas batalhadoras. Desejo que essas cidades continuem em pleno desenvolvimento, a fim de garantir cada vez mais qualidade de vida para o seu povo", concluiu.



Compartilhar: