Quinta-feira , 19 de Setembro de 2019

MÍDIA CENTER

Comissão da Fiol terá agenda intensa no segundo semestre

Publicado em: 12/06/2019 23:12
Setor responsável: Notícia

NeuzaMenezes/Agência/ALBA
O segundo semestre deste ano promete ser de trabalho intenso para a Comissão Especial do Complexo Intermodal da Fiol, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Em sessão realizada na manhã dessa quarta-feira (12), o colegiado aprovou a realização de audiências públicas sobre a Ponte Salvador-Itaparica (Complexo Viário do Oeste) nos municípios de Camamu, Ituberá, Nazaré e Itaparica. As datas ainda serão agendadas e audiências deverão contar com as presenças de lideranças políticas locais, a exemplo de prefeitos e vereadores, dirigentes do Governo do Estado, além de representantes da sociedade civil de cada um desses municípios.


Em outro requerimento apresentado pelo deputado Tum (PSC) na sessão, os deputados aprovaram a realização de uma  audiência pública, a ser realizada na Câmara de Vereadores de Ilhéus, com a participação da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Comissão de Especial de Desenvolvimento Urbano para discutir o tema: “Os impactos positivos do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul ou Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul”.


Além disso, como explicou o presidente da comissão, o deputado Antonio Henrique Jr. (PP), também está prevista uma audiência, também em data ainda a ser marcada com o ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, para que os deputados possam se inteirar dos planos do Governo Federal quanto à continuidade da obra de construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol).


“A construção da ponte e da ferrovia terá impacto significativo na economia do Oeste da Bahia. Além de nos aproximar da capital com a ponte, teremos um importante equipamento para escoar a produção de soja com a ferrovia. Precisamos unir força para retirar o projeto do papel o quanto antes”, explicou o deputado Antonio Henrique Jr. 


Para eles, as questões que serão discutidas na audiência são de grande importância para o desenvolvimento da Bahia, em especial para o Oeste do Estado. “Essa comissão tem propósito de falar sobre esses três temas importantes que são a Ponte Salvador-Itaparica, a Fiol e Porto Sul. Interligados, eles são fundamentais para a geração e emprego e renda em nosso estado”, acrescentou o presidente da comissão.


Outra audiência que também já está marcada para o segundo semestre terá como convidado o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado, João Leão (PP), para falar dos três temas, mas sobretudo da construção da ponte. 


“Essa audiência pública será importante para nos munir de informações. Vamos saber em que pé anda cada projeto, as expectativas e previsões, para ter clareza de como deveremos agir para a concretização dos mesmos”, acrescentou Antonio Henrique Jr.


Compartilhar: