MÍDIA CENTER

Aniversário de Correntina é lembrado por Pedro Tavares

Publicado em: 31/03/2020 22:23
Setor responsável: Notícia

A cidade de Correntina, que completou 82 anos de emancipação nesta segunda-feira (30), ganhou moção de congratulações do deputado Pedro Tavares (DEM). No documento que protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o democrata destacou a história do município, iniciada pelos bandeirantes e estradistas em busca de Ouro do Rio das Éguas a partir do início do século XVIII.  

 

A descoberta atraiu sertanistas e indivíduos da Bahia e de Goiás interessados nas minas de ouro. A primeira povoação foi formada com o nome de Nossa Senhora da Glória do Rio da Éguas. “Em 1866, foi criado um município com terras desmembradas de Carinhanha”, contou Tavares, lembrando que, neste mesmo ano, “foi aquele município restaurado, voltando para o Rio das Éguas”. Em 1888 foi novamente suprimido de Carinhanha e em 30 de março de 1938 a vila recebeu o foro de cidade.    

   

Atualmente, a economia do município está baseada na produção agrícola e no turismo. Segundo Pedro Tavares, Correntina “busca a cada dia o desenvolvimento da atividade do agronegócio na área do cerrado, onde ganham relevâncias as  monoculturas de soja, algodão e milho, das quais o município já é um dos grandes produtores baianos”. Verifica-se, também no Cerrado, a pecuária de corte em larga escala, e já é “ substancial o crescimento da pecuária e da agricultura familiar”. 

 

Já o turismo desponta como uma das “mais promissoras” vertentes da economia municipal. Quanto ao ouro do Rio das Éguas, prossegue o deputado, deu origem ao município, levou seus habitantes a amar  sua terra e ter “ orgulho de viver num cenário de raras belezas naturais”. O parlamentar afirma que o município “também encanta pela magia dos seus rios Correntina, Guará, Santo Antônio, Arrojado e Rio do Meio, e pela beleza construída pelo arquipélago das Sete Ilhas”.   

  

Correntina está localizado no Extremo Oeste da Bahia, na microrregião de Santa Maria da Vitória. Sua população é estimada em 31,2 mil habitantes. 




Compartilhar: