Terça-feira , 07 de Julho de 2020

MÍDIA CENTER

Pedro Tavares se congratula com o povo ilheense

Publicado em: 26/06/2020 20:45
Setor responsável: Notícia

O deputado Pedro Tavares (DEM) destacou a passagem do aniversário de Ilhéus, comemorado em 28 de junho. Em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa, o parlamentar manifestou felicitações a população da localidade pelos 486 anos de fundação.

Localizada na zona cacaueira, Sul do Estado da Bahia, a 462 Km da capital baiana, Ilhéus é a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do Estado. Fundada como "Vila de São Jorge dos Ilheos", é também uma das cidades mais antigas do Brasil. Sua origem vem desde a época das capitanias hereditárias, já que havia a capitania de Ilhéus. Em seguida, ocorreu a fundação cultural da Vila de São Jorge dos Ilhéus, que se transformou em freguesia em 1556, tornando-se grande produtora de cana-de-açúcar e assim, aumentando, aos poucos, sua infraestrutura.

Na moção, o deputado lembra que, em 1913, a cidade foi transformada em bispado. “O governo brasileiro doava terras a quem quisesse plantar cacau. Vieram sergipanos e pessoas fugidas da seca de outros locais do Nordeste e do próprio Estado”, relatou.

O parlamentar ressaltou também as construções dos edifícios públicos, como o Palácio do Paranaguá, que abriga até hoje a Prefeitura, e a sede da Associação Comercial de Ilhéus; belas casas, como a do coronel Misael Tavares e a da família Berbert, uma cópia do Palácio do Catete no Rio de Janeiro, e muitos outros.

Tavares exalta a beleza e a história de Ilhéus que se tornou a capital do cacau, sendo conhecida também como “Princesinha do Sul”. Ele ressalta o potencial de Ilhéus que por muito tempo foi um dos municípios mais importantes para a economia e o desenvolvimento do Estado. “Nossas homenagens a esse município que eu tenho uma especial ligação, município que foi o primeiro produtor de cacau do mundo e importantíssimo para a nossa economia, cultura e história”, frisou.

Segundo Tavares, apesar de a infraestrutura da cidade ainda não ser a ideal, tem-se caminhado para o desenvolvimento de ações que proporcionem uma base sólida para o surgimento de uma atividade turística sustentável a médio e longo prazo. “Pontos turísticos como as praias dos Milionários, Havaizinho e Olivença, os rios do Engenho e Almada com seus manguezais, a Lagoa Encantada e o próprio Centro Histórico da cidade (dentre outros) justificam plenamente uma visita a Ilhéus”, citou.

Nossos cumprimentos a população de Ilhéus pela passagem desta data especial, com votos de muita saúde, paz e prosperidade a todos”, afirmou.