Quinta-feira , 01 de Outubro de 2020

MÍDIA CENTER

ALBA intensifica processo de informatização

Publicado em: 11/08/2020 21:50
Setor responsável: Notícia

A Superintendência Parlamentar da Assembleia Legislativa inicia nesta quarta-feira (12), às 15h, o treinamento dos deputados estaduais para dois sistemas que entrarão em funcionamento ainda em agosto, em continuidade ao processo de informatização das áreas administrativa e parlamentar da ALBA que eliminará o uso de papel até o final do ano. Trata-se do sistema de certificação digital – com a assinatura eletrônica dos parlamentares – e da realização das votações em plenário por reconhecimento facial.


Os deputados estaduais foram divididos em três grupos de 21 para o treinamento que ocorrerá no plenário, para aqueles que preferirem ir pessoalmente ou através da internet – pelo celular, tablet ou computador. O superintendente parlamentar Bira Corôa abrirá os trabalhos em plenário como se fosse uma sessão plenária ordinária normal com votação na ordem do dia. O processo se repetirá amanhã, também às 15h, sendo encerrado na sexta-feira a partir das 10h. Os dois sistemas conferirão maior segurança e agilidade a ação dos parlamentares, além de gerar economia anual superior a R$1 milhão consumidos com papel, tinta para impressoras e manutenção.


A informatização do Legislativo é prioridade do presidente Nelson Leal que já implantou um sistema informatizado capaz de centralizar todas as informações da área de Recursos Humanos, pois anteriormente só eram disponibilizados os contracheques e as declarações anuais de renda dos servidores e parlamentares. Duas semanas atrás ele inaugurou o processo de certificação digital do gabinete da Presidência, assinando eletronicamente com um único comando mais de 200 processos digitais que, em papel, necessitariam de despachos e assinaturas.



Compartilhar: