MÍDIA CENTER

Marcelo Veiga relembra história do município de Mucuri

Publicado em: 14/10/2020 22:10
Setor responsável: Notícia

Comemorado no último sábado (10), o 251º aniversário de Mucuri foi motivo de moção de congratulações, apresentada na Assembleia Legislativa, pelo deputado Marcelo Veiga (PSB). O município homenageado está localizado no Sul da Bahia, a 785 km de Salvador.

Na moção, o parlamentar relatou passagens da história de Mucuri, que começou com as expedições portuguesas no século XVI, lideradas por Martim Carvalho e Antonio da Silva Guimarães, em busca de pedras preciosas e escravos índios. “Surge, então, a aldeia de Mucuri, formada por índios e portugueses. Por volta do século XVII, chegaram à região os alemães e suíços, que se estabeleceram cultivando café”, narrou.

Segundo Marcelo, o município foi criado com a denominação de São José de Porto Alegre, em virtude da Ordem Régia, datada de 10 de outubro de 1769, e sua instalação se deu em 15 de outubro de 1779. Somente em 1931, o topônimo foi mudado para Mucuri, nome originado do tupi antigo, que significa bacurizeiro.

“Em data tão importante, parabenizo toda a população, desejando que o município retome o crescimento e desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade de vida da sua população”, ensejou.




Compartilhar: