Terça-feira , 19 de Janeiro de 2021

MÍDIA CENTER

Projeto de Marcelinho Veiga prevê cursos para gestantes

Publicado em: 13/01/2021 09:59
Setor responsável: Notícia

O deputado Marcelinho Veiga (PSB) quer garantir às mulheres gestantes, usuárias da rede pública estadual de saúde, cursos gratuitos sobre cuidados e atendimentos emergenciais a crianças de zero a 6 anos. De acordo com projeto de lei apresentado por ele na Assembleia Legislativa, esses cursos serão ministrados nos hospitais e postos de saúde, durante o acompanhamento do pré-natal.

Ao justificar a proposta, Marcelinho Veiga explicou que a medida tem como objetivo instruir as gestantes sobre a importância do pré-natal, amamentação, vacinação, primeiros socorros, alimentação, desenvolvimento infantil e cuidados básicos para evitar acidentes com a criança.
Para o deputado, é de relevante interesse público a instituição de medida preventiva, educativa e esclarecedora às futuras mães sobre os cuidados essenciais com a própria gestação e com a criança nos primeiros anos de vida.

“Nesse sentido”, afirma ele, “oferecer ao ser humano em crescimento e em desenvolvimento condições qualificadas de cuidado representa um avanço para a criação de gerações mais saudáveis”.

Marcelinho pontuou ainda que o investimento em saúde na primeira infância determina a redução de uma série de doenças prevalentes na fase adulta, resultando na formação de uma sociedade mais saudável, com menor custo para o sistema de saúde.

De acordo com a proposta, os cursos deverão ser ministrados em hospitais e postos de saúde da rede pública estadual, durante o período do pré-natal, por equipes interdisciplinares das áreas de medicina, nutrição, enfermagem, psicologia e serviço social, cujos profissionais são integrantes do quadro de servidores públicos do Estado.



Compartilhar: