Segunda-feira , 08 de Março de 2021

MÍDIA CENTER

Jurandy Oliveira reverencia memória de Roberto Santos

Publicado em: 19/02/2021 07:50
Setor responsável: Notícia

O deputado Jurandy Oliveira (PP) prestou homenagem póstuma, na Assembleia Legislativa da Bahia, ao ex-governador Roberto Santos, falecido no último dia 9. Médico, professor e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Roberto Santos “deixou um legado de muito trabalho e valorização da ciência e educação”, destacou a moção de pesar, onde o parlamentar também realçou tratar-se, incontestavelmente, de “um homem querido por todos, sendo importante ressaltar a admiração e o carinho por esse grande ser humano, que esteve presente na vida pública de modo honesto, competente, sério e zeloso”.
Filho de Edgard Rego dos Santos e Carmem Figueira Santos, o ex-governador nasceu em Salvador, em 1926, tendo administrado a Bahia entre 1975 e 1979. Foi ministro da Saúde durante o governo José Sarney, entre 1986 e 1987.Também ocupou o cargo de secretário de Saúde da Bahia durante os primeiros meses do governo Luiz Viana Filho, abdicando da função ao ser nomeado reitor da Ufba (1967-1971), mesma posição que havia sido exercida pelo seu pai.
Roberto Santos era membro da Academia Baiana de Letras e da Academia Nacional de Medicina, assim como foi fundador da Academia Baiana de Ciências. Nos Estados Unidos, especializou-se em clínica médica, em uma temporada nas universidades de Cornell, Michigan e Harvard (1950-1953). Depois foi à Grã-Bretanha, onde se especializou em medicina experimental pela Universidade de Cambridge (1954-1955).
“Como gestor, exerceu suas atividades com ímpeto e determinação, combatendo qualquer tipo de intolerância e focando no crescimento da população e do município”, elogiou Jurandy Oliveira.


Compartilhar: