Publicado em: 17/04/17
Setor responsável: ASSESSORIA COMUNICACAO SOCIAL

Dom Murilo Krieger recebeu Comenda Dois de Julho nesta segunda-feira

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, recebeu a Comenda 2 de Julho, em sessão especial realizada na manhã de hoje no Plenário da Assembleia Legislativa. Autoridades políticas e religiosas, representantes instituições e organizações da Igreja Católica, além de amigos e anônimos prestigiaram a homenagem concedida pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD).

O presidente da Casa,  deputado Angelo Coronel (PSD), abriu a sessão, na qual estiveram presentes os parlamentares Luciano Simões Filho (PMDB), Fátima Nunes (PT), Angelo Almeida (PSB); o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, representando o governador Rui Costa; João Carlos Salles, reitor da UFBA; Maria de Lourdes Pinho, desembargadora do Tribunal de Justiça; Dom Gilson Andrade, bispo de Salvador; Regina Maria da Silva Carrilho, procuradora de Justiça; Sônia Maria Santana, defensora pública; e Maria Rita Lopes Pontes, das Obras Sociais Irmã Dulce.

A aclamação envolveu o plenário quando o presidente da Casa Legislativa designou os parlamentares Luciano Simões Filho e Fátima Nunes para acompanhar o homenageado ao plenário, onde o proponente entregou a Comenda a Dom Murilo Krieger, sob aplausos dos presentes. Do discurso de Alex da Piatã veio a explicação para a calorosa e emocionada recepção: "um grande líder religioso e intelectual, que dedica a sua crença para ajudar os mais pobres". A Comenda 2 de Julho foi criada em 1999 e é concedida pela Assembleia Legislativa a pessoas que contribuem para o desenvolvimento político e administrativo do Estado da Bahia e do Brasil.

HISTÓRIA — No pronunciamento, Alex da Piatã citou a trajetória religiosa do homenageado, que é natural de Santa Catarina. Dom Murilo foi ordenado sacerdote em 1969. Após longa trajetória na Igreja Católica, o Papa Bento XVI o nomeou para arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, em 2011, função que ainda exerce. Para Alex da Piatã, o religioso é um exemplo de cristão e cidadão em plena vida ecumênica.

O proponente da homenagem destacou o importante papel do bispo na mediação de conflitos no nosso estado, como nas duas greves da Polícia Militar e os serviços realizados nas paróquias e dioceses baianas. O deputado falou sobre as dificuldades vividas pelas casas parlamentares, pelas instituições representativas e acredita que a saída está na família, nas orações e na igreja.

Para o deputado Alex, entre a grandiosa biografia do religioso, o que lhe faltava era a Comenda 2 de Julho. O parlamentar destacou a data que simboliza a medalha "como uma data ápice da Bahia, um marco para a liberdade do nosso povo e o trabalho do arcebispo representa isso".

“Me sinto honrado em conceder a Comenda, uma justa homenagem, a primeira que entrego no meu mandato. Fico emocionado em homenagear o grande nome da fé católica, a qual profetizo. Este dia vai entrar na sua história, dom Murilo, mas estará marcado na minha vida também homenagear alguém que estimo e que me ajuda na catequese da minha vida”, declarou o proponente da homenagem, Alex da Piatã.

AGRADECIMENTO — Em seu discurso de agradecimento, dom Murilo Krieger declarou que recebe a honraria com simplicidade e lembrou aos presentes que homenagens, medalhas, não tornam as pessoas melhores. O religioso disse que recebe a Comenda 2 de Julho como demonstração de reconhecimento do trabalho, incentivo para a comunidade e um compromisso, pela importância da data. “O bispo sozinho faz muito pouco. E, neste momento, não posso esquecer dos muitos braços, pernas e cabeças, que colaboram com o trabalho, formamos uma comunidade unida e alegre”, disse.

Ele afirmou que o trabalho dos bispos enriquece com amor a Igreja. O religioso ainda destacou o grande número de voluntariados leigos que auxiliam na jornada religiosa.

Dom Murilo Krieger falou da apreensão quando recebeu o convite para ser líder da Diocese de Salvador. Narrou as angústias e diferenças da sua terra natal, que logo foram sanadas pelo povo acolhedor, festeiro, e a rica história católica no estado. Resumiu a sua atuação como um grande compromisso de amor com os baianos.

O homenageado abriu mão de falar sobre a sua atuação para apresentar ao plenário da Casa uma lista de desejos para os baianos. Trabalho mais digno para os baianos e o respeito com todos, estão entre as aspirações do religioso, assim como a prática livre da religiosidade e o cuidado com o estado e o meio ambiente.

O arcebispo enalteceu palavras de fé, amor e alegria durante a sessão. Declarou que com tanta bondade, descobriu que o seu coração “abaianou-se”. E, em momento emocionante da homenagem, declamou o Hino ao Senhor do Bonfim, desejando momentos de justiça e concórdia para a Assembleia Legislativa e os baianos.
Seja bem vindo ao portal da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia
Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, 130, CEP: 41.745-001 CAB, Salvador-Bahia. Onde Estamos
OUVIDORIA: 0800 284 0271