Notícias

Ver todas as notícias
Publicado em: 19/04/17
Setor responsável: PRESIDENCIA

Primeira ação do 'Assembleia de Carinho' leva alegria às crianças do GACC-BA

Crianças e adolescentes em tratamento de câncer, se divertiram com a apresentação dos 'Terapeutas do Riso'

Amor e atitude transformam. Essa afirmação foi comprovada durante a primeira ação do grupo Assembleia de Carinho, formado pelas esposas dos deputados e pelas deputadas da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), realizada na tarde desta quarta-feira (19), no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA), em Salvador.

O ditado popular que diz, “rir é o melhor remédio”, foi seguido à risca por dezenas de crianças, adolescentes e seus familiares durante a apresentação teatral dos 'Terapeutas do Riso'. O grupo fundado pela dra. Ciranda Sambalelê (Dalvinha Gomes) e o dr. Bacural Quebra-Mola (Edmar Dias), há 18 anos torna mais feliz a vida de jovens e adultos em tratamento de câncer na Bahia. Eles fizeram muitas brincadeiras com a participação ativa das crianças, que alegraram e emocionaram a quem assistia. “Não tem como mensurar o quanto é gratificante. Isso não é um trabalho, é pura diversão”, disse Dalvinha.

Ativo e risonho, Claudinei Dantas tem apenas quatro anos e já enfrenta há oito meses, o tratamento contra a leucemia. O menino disse feliz o que mais gosta de fazer no GACC. “Brincar com meus amigos”. A mãe, Claudiane Carneiro, contou que o garoto já fez cinco dos seis ciclos de quimioterapia necessários para o tratamento dele e que depois de cada internação de 9 a 14 dias, eles ficam no GACC até poderem seguir para casa, no município de Pindobaçu. “Eu não sei o que seria de nós sem o GACC, porque aqui, além de estrutura, a gente tem informação pra nos ajudar a passar por esse momento”, definiu.

Adriele Silva, uma jovem tímida e de rosto angelical, aos 15 anos também passa pelo tratamento de quimioterapia, após a cirurgia para a retirada de um osteosarcoma na perna esquerda, da qual ela teve a tíbia substituída por uma prótese. Ela explicou que levou um susto ao saber o diagnóstico e falou sobre a troca de experiências com outros adolescentes que também estão em tratamento. “A principal diferença de estar aqui no GACC, é conviver com quem passa pela mesma situação que a gente. Fica um pouco mais fácil”, relatou.


PRIMEIRA ATITUDE QUE TRANSFORMA


Para a idealizadora do 'Assembleia de Carinho', Eleusa Coronel, esposa do presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), a experiência serviu como termômetro para avaliar o quanto essas ações podem ser verdadeiramente transformadoras. “É realmente emocionante. Vivenciar essa experiência é muito bacana. O que nós desejamos é que todos eles saiam daqui recuperados e sejam muito felizes. Espero também contar com a ajuda de todos para que possamos continuar com nosso trabalho, pois essa foi apenas a primeira atitude que transforma, mas com fé em Deus muitas outras ações que fazem bem a nossa alma e ao coração, que enobrecem a gente, virão pela frente”, relatou com lágrimas nos olhos.

“Esse grupo é um presente. E com certeza, mesmo morando longe, eu vou fazer o máximo para estar presente em todas as ações. Essa oportunidade para eles, é muito bom, mas pra nós, é essencial”, explicou Rita de Cássia Donato, esposa do deputado Luiz Augusto (PP).

A primeira atitude transformadora do Grupo, aguçou a criatividade das suas integrantes. Andréa Freitas, esposa do deputado Bobô (PCdoB), disse o que espera para as próximas ações. “Da próxima vez, acho que temos de ser protagonistas. Temos que ir pra frente do palco e fazer graça, porque além de assistir, a gente tem que entrar no contexto. Isso aqui é o início de um grande encontro, de grandes realizações e muitas emoções”, declarou.

Também estiveram presentes, Denise Menezes, esposa do deputado Adolfo Menezes (PSD), Jemina Santana, esposa do deputado Heber Santana (PSC), Marlane Leal, esposa do deputado Nelson Leal (PSL) e Milena Argolo, namorada do deputado Luciano Simôes Filho (PMDB).

De acordo com a coordenadora do Programa Voluntariado do GACC-BA, Márcia Lafene, “ações como essa ajudam bastante, porque trazem amor, solidariedade e as crianças ficam felizes porque percebem que tem alguém olhando por elas. Além de fazer com que outras pessoas conheçam a nossa instituição. Isso vira uma rede do bem”.

Depois da apresentação, as crianças degustaram um lanche completo, com direito a bolo de chocolate saudável, suco e muitas frutas. Em seguida, as integrantes do 'Assembleia de Carinho conheceram as instalações do GACC-BA.


 

O GACC-BA


 

Com uma estrutura de 4.200 m², o Grupo de Apoio à Criança com Câncer apoia 4 mil crianças e adolescentes desde o início do tratamento contra a doença. São 50 apartamentos com dois leitos cada e banheiro privativo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), na Bahia, a cada ano são registrados aproximadamente 500 novos casos de crianças com câncer e destas, cerca de 50% são encaminhados para a instituição.

O GACC-BA presta assistência a cerca de 250 pacientes por mês, com alimentação, fornecimento de medicamentos complementares de suporte, próteses e órteses, realização de exames, transporte urbano e interurbano, além de assistências social, odontológica, terapêutica ocupacional, fisioterapêutica, nutricional e psicológica.

As atividades lúdicas são as que fazem sucesso entre as crianças e jovens, como as aulas de música, artes e os espaços voltados para recreação e ações educacionais realizadas na brinquedoteca, biblioteca, sala de apoio pedagógico, parque na área externa e horta educativa. A 'Passeioterapia' proporciona visitas a museus, shoppings e projetos culturais. No total, são oferecidos 20 serviços gratuitamente. O mais recente é o de fisioterapia, implantado este ano.

O GACC-BA ainda conta com laboratório de pesquisa de DNA, um específico para transplantes de medula óssea e o mais novo, de 'Diagnóstico de Leucemia'. Todos os serviços prestados, particular ou por convênio, ajudam no custeio das despesas da entidade.

As pessoas que quiserem se voluntariar, podem entrar em contato pelo site do GACC-BA www.gaccbahia.org.br ou ligar para o 3399-2020 e fazer o cadastro por telefone para o conhecer a instituição e marcar para fazer alguma atividade.  

Seja bem vindo ao portal da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia
Palacio Dep. Luis Eduardo Magalhães 1a avenida, 130, CEP: 41.745-001 CAB, Salvador-Bahia. Onde Estamos
OUVIDORIA: 0800 284 0271